LGPD: quais os impactos no tratamento de dados das assessorias de cobrança?

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, ou LGPD, revolucionou a forma como se faz o tratamento de dados e informações nas empresas. Isso se aplica, especialmente, nas assessorias de cobrança.

Afinal, quanto mais dados sobre o inadimplente, mais fácil é para localizá-lo e contatá-lo. No entanto, é possível recuperar o crédito e manter todos os processos da empresa de cobrança em conformidade com a legislação.

Neste artigo, conheça a importância e os impactos da LGPD no tratamento de informações nas assessorias de cobrança. Boa leitura!

LGPD e as assessorias de cobrança: como é essa relação?

Proteger a integridade de dados pessoais e impedir que sejam usados de maneira indevida. Esse é o objetivo da LGPD. A lei, em vigência desde setembro de 2020, representa mais segurança para não só para os clientes – ou titulares dessas informações – como também para as próprias empresas.

Independente do segmento, todas as companhias que lidam com dados precisam se adequar à legislação. Nesse contexto, o setor financeiro foi um dos mais afetados. Em uma assessoria de cobrança, os dados são essenciais para que o contato com o inadimplente seja bem sucedido.

Porém, a LGPD não veio para restringir empresas que trabalham com recuperação de crédito. Pelo contrário, reforça práticas positivas no relacionamento com o cliente, evitando a cobrança abusiva, por exemplo.

Aqui na CobCred, entendemos o quão importante a LGPD é, afinal, lidamos com dados diariamente. Por esse motivo, nossa equipe é preparada desde a coleta e o recebimento, até o tratamento e armazenamento dessas informações.

Quais os impactos no tratamento de dados na comunicação com os clientes?

Um dos conceitos mais importantes quando falamos na Lei Geral de Proteção de Dados é o consentimento do titular. Como a legislação prevê, é necessário ter a manifestação livre de que o titular permite o tratamento de dados.

Mas, se considerarmos apenas o consentimento, isso tornaria a cobrança muito mais difícil, uma vez que muitas pessoas não têm o costume de atualizar informações junto aos fornecedores. Contudo, essa é apenas uma das 10 hipóteses para o uso de dados previstas na lei.

Então, se em uma negociação de compra ou prestação de serviços, uma das partes não cumprir a obrigação de pagar os valores previstos em contrato, o cobrador pode recorrer aos meios cabíveis a fim de receber o crédito. E isso pode ocorrer sem que o tomador do serviço tenha consentido o uso de dados para essa finalidade.

Inclusive, essa hipótese está prevista nos incisos X e IX do artigo 7º da LGPD, no que cita os interesses legítimos do controlador e a proteção ao crédito.

Além disso, quando relacionamos a lei às assessorias de cobrança, alguns comportamentos devem ser evitados. Especialmente, no que diz respeito às práticas abusivas, tais como:

  • Chamadas insistentes
  • Ligações em horários impróprios
  • Abordagens intimidatórias
  • Usar os dados do devedor de forma indevida
  • Comunicar a terceiros sobre a dívida

Dessa forma, se o titular dos dados entender que a empresa não está em conformidade com a LGPD, ele pode acionar a Justiça e os órgãos de defesa do consumidor.

Em síntese, é possível recuperar o crédito, proteger os dados dos clientes e se manter em dia com a LGPD.

Para tal, é indispensável que as empresas estejam adequadas à lei e, caso queiram terceirizar a cobrança, devem se certificar de que a assessoria também esteja. Isso porque, se houver vazamento de dados, por exemplo, o credor pode ser responsabilizado e ter que pagar multa.

Saiba como nós protegemos todas as informações de nossos clientes

Proteger nossos dados, bem como as informações de nossos clientes, é uma prática indispensável na nossa rotina. E, nesse aspecto, a tecnologia se tornou a principal aliada quando o assunto é segurança.

Por isso, contamos com armazenamento de dados em nuvem, backups diários, roteadores e proteção de lógica, regras de proteção contra ataques e controle de acesso. Além disso, toda a estrutura do nosso CRM (Customer Relationship Management) também é na nuvem, hospedada na Amazon que protege as maiores empresas do mundo.

Tudo isso é feito para garantir que todas as nossas estratégias de cobrança estejam de acordo com a LGPD.


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